A Metodologia 3 Horizontes (Three Horizons) – Uma ferramenta para o estudo estratégico

0
167
views
3 Horizontes

O que é:

A ferramenta 3 Horizontes (Three Horizons), serve para alinhar as ações estratégicas da empresa divididas em três Horizontes:

Horizonte 1: Operação básica – Objetivo estender e fortalecer o core business.

Horizonte 2: Construtores de novos negócios – Objetivo desenvolver novas oportunidades para a empresa.

Horizonte 3: Campo visionário – Objetivo criar opções viáveis para o futuro e o impacto das mudanças futuras.

Os três horizontes são separados em dois eixos: Valor para o cliente e Linha do tempo:

3 Horizontes (Three Horizons)

3 Horizontes (Three Horizons)

Para que normalmente é usada:

Mapear os cenários e contextos em que a empresa está e definir ações para se alcançar ações desejadas no futuro, explorando principalmente possíveis perdas de relevância dos serviços da companhia e como contornar essas quedas, seja com a reinvenção deles ou com a criação de novos dentro dos momentos de estudo.

Quando normalmente é usada:

Para entender e explorar os cenários e contextos em que a empresa está e como eles vão ser alterados na linha do tempo.

Para discutir sobre os serviços da empresa e verificar se eles podem perder a relevância no tempo devido a tecnologia, cultura, políticas ou outros.

Para definir novos serviços a serem desenvolvidos em substituição dos que deixaram de ser oferecidos.

Para definir a mudança ou a reinvenção dos serviços existentes considerando o impacto das forças internas e externas da empresa analisadas dentro da linha do tempo.

Nas fases do Design Thinking*: Entender e Alinhar.

Exemplo de passo a passo:

PASSO 1

Comece preenchendo o Horizonte 1 – Presente analisando os cenários e contextos que a empresa e seus serviços estão.

PASSO 2

Preencha o Horizonte 3 – Futuro imaginando onde e como a empresa quer estar no futuro.

PASSO 3

Preencha o Horizonte 2 – Intermediário conectando as ações para levar a empresa do presente para o futuro.

PASSO 4

Revise os três horizontes averiguando os pontos de virada, quando um produto muito relevante perde o valor e outro assume seu lugar. Faça os ajustes finais se necessário.

Exemplo da metodologia 3 Horizontes (Three Horizons):

3 Horizontes (Three Horizons)
3 Horizontes (Three Horizons)

Download do exemplo:

Download (PDF, 10KB)

Apresentação adicional:

 

*Veja abordagem completa do Design Thinking de referênciaEntender > Idear > Alinhar > Prototipar > Testar 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here