A classificação das áreas do conhecimento humano para profissões e pesquisas

0
168
views
classificação das áreas do conhecimento humano

Com o intuito de ajudar na organização e divulgação das informações sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, alguns órgãos públicos estruturaram a Classificação das Áreas do Conhecimento Humano, elencando uma hierarquia que organiza os campos de estudo para serem mais facilmente arquivados ou pesquisados.

Por seu caráter organizacional, e a critério de curiosidade, eu procurei investigar onde minha área, o design digital, estava inserida nessa tabela. Apresento a seguir a estrutura que encontrei em minhas pesquisas.

A tabela é separada por quatro grupos, indo geral para o particular.

  1. A Grande Área: É a aglomeração de diversas áreas do conhecimento devido às afinidades de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais, refletindo contextos sociopolíticos específicos.
  2. A Área: É o conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas.
  3. A Subárea: É entendida como uma segmentação da área do conhecimento estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados.
  4. A Especialidade: É a caracterização temática de uma atividade de pesquisa ou ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes Grandes Áreas, Áreas e Subáreas.

Desse modo minha formação estaria em uma hierarquia assim:

  • Grande Área: Linguagens e Artes
    • Área: Artes Visuais
      • Subárea: Design
        • Especialidade: Digital

Assim sendo, o design é uma subárea do conhecimento humano que está atrelada a Artes Visuais que, por sua vez, divide as características com todas as áreas de Linguagens e Artes.

Referências
Áreas do conhecimento pdf;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here