As hiperrealísticas pinturas a dedo de Iris Scott

0
71
views
Iris Scott

Há algum tempo venho lendo alguns artigos sobre a diferença do Homo Faber e do Homo Ludens, recentemente relendo alguns dos textos de Vilém Flusser, revi um de seus textos falando sobre como homem vem perdendo a habilidade de ser o homem que faz, para ser o homem que somente se entretém e termina por não usar mais as mãos, mas somente os dedos para digitar e teclar (uma linda e profunda reflexão que vale ser lida e que, por si só, precisaria de alguns artigos refletivos de minha parte para lhe fazer jus).

Ver as obras de Iris Scott me pareceu uma provocação ao ato do homem contemporâneo e a perda de nossa habilidade de usar as mãos do Homo Faber em favor de dedos mais ágeis.

Arrisco a dizer que a obra dela mostra que, mesmo ao utilizar somente os dedos, ainda somos capazes de produzir muita coisa linda e interessante, talvez nós tenhamos apenas que nos dedicar mais e aprender (ou reaprender) a ser mais o homem que faz (Homo Faber) e não tanto o homem que somente quer se entreter (Homo Ludens) entre as passadas distraídas por meio do toque nas telas dos nossos dispositivos high tech.

Pintando com a ponta dos dedos a artista não só reproduz a beleza sensível dos fatos que a cercam, como ainda possui grande habilidade em compor imagens dinâmicas que nos transmitem a suavidade e a irregularidade dos movimentos da vida real.

Proponho, então, o desafio de voltar a ser criança, pegar papel e tintas e pintar com os dedos os contornos irregulares de nossa imaginação, vamos provocar nosso cotidiano digital com algum analógico menos vitrificado.

Veja todo o trabalho de Iris aqui.

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

Arte - Iris Scott - Pintura a Dedo

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
IRIS SCOTT. Website de Iris Scott. Disponível aqui. Acesso em 17 de julho de 2013.
MY MODERN MET. Website sobre arte e design. Disponível aqui. Acesso em 17 de julho de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here