BI Alumni: Uma rede social de trabalho para ex-alunos do ensino superior

0
73
views

O projeto BI Alumni: Uma rede social de trabalho foi um dos maiores que desenvolvi até hoje (agosto de 2013). Ele incluiu interfaces abertas, interfaces restritas (acesso depois de login), e ainda uma área exclusiva para administradores.

Este projeto envolveu a distribuição das informações, bem como o desenho de como elas interagiriam, principalmente no tocante de como as informações seriam gerenciadas e alimentadas pelo administrador e como isso afetaria o site.

O projeto partiu de um briefing e de reuniões com o cliente; após um brainstorming e um benchmark, desenvolvi os estudos com os mapas do site, como, por exemplo, o mapa hierárquico da informação (visto abaixo), e os mapas de navegação.

Depois dos mapas, foi desenvolvido os estudos para definição da distribuição da informação.

Foram diversas reuniões onde me utilizei de imagens, protótipos feitos de papel e até interativos, em formato digital, para aprimorar os estudos de posicionamento das informações.

Definido a interface de início, parti para as internas da área aberta e da área restrita no nível usuário, após aprovada essa etapa fui desenhando a parte administrativa do site e montando fluxogramas e diagramas de como as informações seriam alimentadas e alteradas a partir das ações do administrador e dos interatores.

Houve uma grande preocupação da minha parte em manter padrões identificáveis para o interator, assim ele teria que aprender a navegação uma única vez.

Também trabalhei no sentido de evitar muitas ações para realizar uma tarefa, principalmente para o administrador.

Sempre que possível procurei garantir que a alteração fosse simples com poucos cliques, inclusive mantendo as caixas de diálogo e preenchimento nas mesmas posições que os textos ficam na interface aberta.

Com os wireframes aprovados, fiz diversas simulações de navegação para aprimorar ainda mais a interação, demonstrando para o cliente como seria o site no final.

Quando o projeto passou para as áreas de Layout e Programação, acompanhei o processo ajudando nas composições de cada interface, garatindo que as adaptações se adequassem aos objetivos estabelecidos. Algumas mudanças foram realizadas para maximizar o objetivo final.

O site foi entregue para o cliente que pode então alterar o conteúdo com seu administrador próprio, desenhado especificamente para sua equipe.

Foi um grande desafio, mas pude contar com toda a equipe da Femoralis, responsável pelo projeto e com o talento do desenvolvedor Yuri Nunes.

Alumni - Mapa Hierárquico (Usuário Aberto)
Alumni – Mapa Hierárquico (Usuário Aberto)
Alumni - Edição de Conteúdo (Administrador)
Alumni – Edição de Conteúdo (Administrador)
Alumni - Início
Alumni – Início
Alumni - Edição de Perfil (Usuário)
Alumni – Edição de Perfil (Usuário)
Alumni - Home Layout
Alumni – Home Layout

Licença Creative Commons
Esta obra de Heller em Heller de Paula, foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here