Como a informação melhora a experiência do usuário

0
56
views
informação melhora a experiência do usuário
Imagem bruta

No meu trabalho cotidiano a ideia de informação está presente constantemente. Dentro do meu local de trabalho, aliás, eu sou nomeado como designer de informação, ou seja, meu trabalho é uma atividade intelectual altamente especializada, que visa organizar ou mesmo reorganizar conteúdos para que quem os receba cumpra objetivos previamente estabelecidos.

Daí a busca em definir mais claramente o próprio termo informação, uma vez que é um conceito tão presente no meu trabalho.

Algumas considerações podem ser observadas nesse sentido, por exemplo, partindo do ponto de vista etimológico o termo informação (in + formação) pode ser compreendido como o processo de configurar algo em uma forma identificável.

Essa é uma leitura direta do termo, e ao unirmos isso à uma das interpretações possíveis de forma, que é ela ser a parte identificável ou aparente de um conteúdo, podemos entender que formalizar também é conceder significados conscientes para as coisas que nos cercam.

Tomemos como exemplo ilustrativo a imagem a seguir:

informação melhora a experiência do usuário

Nesse estado bruto, o conteúdo da imagem não tem forma definida, ou seja, ainda não foi informada; caso você nunca tenha visto essa imagem, ela provavelmente não tem significado para você.

Contudo, se eu informar parte desse conteúdo, simplesmente traçando uma linha, essa imagem receberá um significado e provavelmente você nunca mais verá esse conteúdo sem enxergar nele essa forma e seu significado.

informação melhora a experiência do usuário

Esse é um exemplo simplista para ilustrar o ato de informar, porém no meu trabalho essa atividade se aprofunda ao incluir, por exemplo, objetivos previamente estabelecidos que devem ser cumpridos pelo indivíduo que vai processar ou interagir com essa informação, ou seja, não basta informar, mas também é necessário pensar no contexto, nas influências, no agente e nas metas para essa informação.

Dentro desse âmbito, podemos ver o ato de projetar a informação como uma atividade que processa, manipula, organiza (ou reorganiza) o conteúdo para ajudar ou influenciar nas ações de um agente, contribuindo para que ele cumpra uma tarefa, e isso pode incluir até mais de uma informação em um configuração maior.

Podemos tomar como um exemplo, a atual interface inicial do meu blog.

informação melhora a experiência do usuário

Ao observarmos a interface podemos, resumidamente, ver três partes: o topo, o meio e o rodapé. Porém, dentro de cada uma dessas áreas maiores, existem outras configurações como, por exemplo, o meio onde um texto e duas caixas coloridas foram dispostas formando essa parte do conteúdo.

Com isso pretendo demonstrar que o designer de informação trabalha com níveis e quantidades múltiplas de conteúdo que devem sempre atender as metas do projeto e estarem relacionadas ou contextualizadas entre si.

Essa tarefa vem antes da meta de deixar o conteúdo belo esteticamente, ou seja, em seu trabalho o designer de informação foca mais no impacto organizacional e cognitivo do conteúdo, do que em recursos para seu embelezamento.

Em um cenário onde cada vez mais conteúdo é inserido na Internet, a atividade é fundamental tanto para sintetizar grandes quantidades de informação, tornando a navegação mais leve e eficaz, quanto para melhorar o desempenho das empresas digitais ao tomar decisões estratégicas que tem impacto direto no crescimento, manutenção e destaque dessas empresas.

Com certeza, não é uma atividade fácil, mas é apaixonante para seus discípulos.

Licença Creative Commons
Esta obra de Heller em Heller de Paula, foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Referências
FILHO, João Gomes de. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2009.
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here