Como inovar nas empresas: 12 áreas para aplicar inovação

0
98
views
Como inovar

Veja como inovar nas empresas a partir de doze áreas onde aplicar inovação pode gerar vantagem competitiva fazendo as empresas se destacarem da concorrência

O estudo vem principalmente devido a grande questão sobre como inovar em grandes empresas que já tem muitos serviços.

Primeiro é importante entender que, diferente da adequação, que é quando uma empresa começa a fazer algo inédito para si, mas que já é prática em seu mercado de atuação, a inovação pressupõe transformar novas ideias em resultados, estejam esses resultados presentes em ganho de receita, ganho de produtividade ou na redução de custos, por exemplo.

Contudo, trazer um modelo de negócio, ideia ou prática de fora do país para seu mercado de atuação pode ser considerada uma inovação, desde que essas ideias sejam inéditas no seu mercado de atuação.

Um serviço online, por exemplo, tem como campo de atuação a internet e, com isso, compete com serviços do mundo inteiro, o que torna improvável adotar uma ideia de outro país como inovação, já que o acesso ao original está disponível da mesma maneira.

Em contra partida, um serviço local, como transporte aéreo, por exemplo, pode adotar um modelo internacional, ainda não presente no país, e conseguir vantagem competitiva em seu mercado de atuação por algum tempo.

Em resumo, inovação é uma ideia em ação que traz vantagem competitiva para a empresa dentro seu mercado de atuação.

A inovação pode estar presente na empresa de diversas maneiras, não só no produto oferecido. A Inno Science, por exemplo, trabalha com algumas dimensões possíveis para se implementar inovação.

Como inovar nas empresas: 12 áreas para aplicar inovação

1. Oferta
2. Plataforma
3. Soluções
4. Clientes
5. Experiência do consumidor
6. Captura de valor
7. Processo
8. Organização
9. Cadeia de fornecimento
10. Presença
11. Relacionamento
12. Marca

Ter inovação em duas ou mais dimensões ajudam a empresa a ter maior vantagem competitiva no mercado e criam uma barreira à imitação resistente por mais tempo, como explica Maximiliano Carlomagno:

Assim, dentro do campo da inovação, é importante avaliarmos constantemente como nossas ideias e práticas estão construindo o valor que trará ou manterá a vantagem competitiva necessária para a saúde das nossas empresas.

Referências
Inovação; Innoscience;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here