Definindo Estratégia, Vantagem Competitiva e Valor Econômico

0
67
views

Para compreender o cenário das empresas, é importante avaliar os principais influenciadores que compõe a ecologia onde a empresa vive.

Esse cenário normalmente é composto de

Tendências demográficas

Tendências culturais

Clima econômico

Condições legais e políticas

Acontecimentos internacionais específicos

Mudanças tecnológicas

A construção da estratégia, então, passa pelas seguintes etapas:

Missão > Objetivo > Análise interna e externa > Escolha estratégica > Implementação > Vantagem competitiva, onde:

Estratégia: é a teoria de uma empresa de como obter vantagem competitiva; a boa estratégia é aquela que realmente gera tais vantagens. Ela é baseada em um conjunto de disposições e hipóteses sobre como a competição no setor tende a evoluir e como essa evolução pode ser explorada para se obter lucro.

Vantagem competitiva: é quando a empresa é capaz de gerar maior valor/lucro econômico do que empresas rivais.

Valor/lucro econômico: é a diferença entre os benefícios percebidos pelo consumidor associados à compra e utilização de produtos ou serviços e o custo para produzir e vender esses produtos ou serviços. Existem duas formas de calculá-lo, um pelo seu desempenho contábil e outro pelo seu desempenho econômico (comparação entre o nível de retorno financeiro de uma empresa com seu custo do capital (taxa de retorno que uma empresa promete pagar para seus investidores)).

Referências
Imagem: Polimatas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here