4 pilares para definir um desafio de design relevante para um projeto

0
233
views
Definir um desafio de design

O que é:

Ferramenta para compreender e definir um desafio de design antes do projeto começar que explora quatro pilares:

1. Para quem vamos desenvolver a solução? [O cliente/persona]
Descritivo breve dos principais pontos do cliente que vamos atender.

2. O que essa pessoa quer? [A dor ou necessidade do cliente]
Descritivo da dor ou da necessidade do cliente que pretendemos atender.

3. O que nossa empresa pode ganhar resolvendo isso? [Objetivos da empresa para esse projeto]
Descrever os objetivos da empresa para desenvolver esse projeto, principalmente para já pontuarmos as expectativas quanto ao projeto.

4. O que pode nos prejudicar ou dificultar a fazer isso? [As barreiras e obstáculos]
Descrever barreiras e obstáculos possíveis, internos ou externos, já identificados que devem ser debatidos de antemão com a equipe de projeto. Esse ponto ajuda muito também quando for alinhar os pontos do projeto junto aos investidores/patrocinadores e stakeholders do projeto dentro da empresa.

Além de definir um desafio de design, é importante já ter algumas métricas globais iniciais para entender um pouco melhor o desafio que estamos propondo e o caminho que queremos seguir.

É importante ter em mente que tudo pode mudar durante a exploração da solução, mas esse passo é um relevante guia para os estudos iniciais e o planejamento de um Design Sprint, por exemplo.

É crucial que tanto o desafio, quanto as métricas e os entregáveis sejam combinados com toda a equipe e, principalmente, com osinvestidores/patrocinadores e stakeholders antes do começo das atividades, para evitar frustrações geradas por expectativas não atendidas.

Para que normalmente é usada:

Para compreender mais profundamente e construir uma discussão sobre os motivadores por trás do desafio que se pretende resolver, além de colocar todos os membros do time na mesma página sobre o que vai ser feito.

Quando normalmente é usada:

Para compreender os motivadores do problema que se quer resolver.

Nas fases do Design Thinking*: Entender.

Exemplo de passo a passo:

PASSO 1

Verifique se já tem alguns dados que possam ajudar no preenchimento da ficha para definir um desafio de design. Na dúvida conversas rápidas com algumas pessoas do time e até com clientes já ajudam nessa fase.

PASSO 2

Responda as perguntas dos pilares na ordem que o time se sentir mais confortável. Caso seja preciso, é possível navegar entre as questões, respondendo uma até onde for possível, passando para outra, e depois retornando para a que ainda não está boa na visão do time.

PASSO 3

Revise todas as respostas e veja se todos estão confortáveis com os pontos ou se querem incluir, retirar ou alterar algo.

PASSO 4

Veja que métricas iniciais podem ser mapeadas para avaliar a solução depois de implementada.

PASSO 5

Una as respostas dos quatro pilares em uma única frase começando ela com Como podemos.

Por exemplo: Como podemos ajudar [O cliente/persona] a sanar [A dor ou necessidade do cliente] de forma a conseguir [Objetivos da empresa para esse projeto] mesmo sabendo que [As barreiras e obstáculos] podem nos prejudicar?

Exemplo da metodologia para definir um desafio de design:

Definir um desafio de design

Download do exemplo:

Download (PDF, 21KB)

*Veja abordagem completa do Design Thinking de referênciaEntender > Idear > Alinhar > Prototipar > Testar 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here