Design centrado no ser humano tem canvas gratuito da IDEO e +Acumen

0
89
views
design centrado no ser humano

Design centrado no ser humano tem canvas gratuito da IDEO e +Acumen oferecido em um curso com participantes do mundo inteiro para resolver problemas reais usando design thinking.

Design centrado no ser humano: Contexto do curso

Resolver os problemas das pessoas é o objetivo mais básico do projetista. Contudo, devido ao cotidiano com muitas pressões em que vivemos, é fácil nos afastarmos desse propósito para atender demandas de negócios, tecnológicas ou até de status.

Muitas vezes nem partimos da necessidade real do usuário, mas sim de hipóteses construídas em laboratório, para as quais criamos soluções também desenvolvidas dentro dos muros da empresa.

Apesar de ser um velho paradigma do design, ainda precisamos de cursos, workshops, palestras e livros que nos lembrem da verdadeira fonte de inspiração e aprendizado do projetista: as pessoas e a vida real.

Um dos desafios que temos é saber da grande responsabilidade dos profissionais em aumentar o número de vendas, a receita ou a participação da empresa no mercado em períodos cada vez menores. E, nessa tentativa de equilibrar dinheiro e prazos apertados, podemos cair na armadilha de escolher o caminho supostamente mais rápido, ou seja, “faz assim por que eu  acho que é o melhor”.

Na ânsia e na vontade de entregar rapidamente um serviço podemos ficar cegos para a mais básica das ferramentas do design, a entrevista com o cliente. Mesmo que ela seja uma das grandes armas para alcançar justamente a fidelidade, maior número de vendas e o crescimento que as empresas esperam.

No entanto, a internet vem possibilitando o acesso a informações diversas que nos ajudam nesse caminho. Um deles, por exemplo, são os cursos online sobre metodologias e ferramentas importantes para incluir o usuário no processo.

Um bom exemplo são os cursos oferecidos pela +Acumen, especificamente o Design Kit: O Curso para um Design Centrado no Ser Humano (tradução livre).

Reunimos uma equipe de profissionais no UOL para fazer os 5 módulos do curso e assim conhecer e treinar as ferramentas ali apresentadas.

O conteúdo do curso é baseado no Design-Kit da IDEO e tem como estrutura básica três dimensões: Inspiração, Ideação e Implementação.

design centrado no ser humano

Design centrado no ser humano: A realização do curso

No decorrer das aulas somos levados a solucionar alguns desafios e, neste momento, treinamos cada vez mais as habilidades de conversar com as pessoas e delas extrair conteúdo para formalizar em soluções inovadoras e personalizadas.

O interessante nesse caminho foi perceber que a inovação e a construção de um serviço exclusivo não dependeram de gênios com ideias brilhantes, mas surgiram naturalmente a partir da conversa com os clientes, da observação da realidade e das discussões entre os projetistas envolvidos.

Dos diversos protótipos que fizemos, o mais marcante foi um aplicativo específico para o gerenciamento de roupas femininas que facilitava a escolha das peças, depois de comprada, ao relacionar o estilo da usuária, o clima do local onde ela estava e seu humor naquele dia.

Para quem se interessar, o curso está disponível no site da +Acumen.

Referências
+Acumen; IDEO;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here