Design e Tecnologias Digitais de Claudio de Oliveira Gusmão

0
62
views
Design e Tecnologias Digitais de Claudio de Oliveira Gusmão

Na dissertação de mestrado Design e Tecnologias Digitais: Facebook como ambientes potencialmente colaborativos de Claudio de Oliveira Gusmão discute as possibilidades interativas nos ambientes colaborativos da Web, características das tecnologias digitais, como propostas de reconfiguração da relação entre conteúdo e forma no design.

Neste cenário as atividades existentes dependem, em sua maioria, dos interatores e da dinâmica relação entre os membros dessas comunidades; os usuários podem experimentar, customizar, reconfigurar as interfaces gráficas, além de produzir e distribuir todo o tipo de conteúdo. A cultura remix e a dinâmica colaboração da comunidade do software livre apresentam-se como conceitos norteadores da articulação das linguagens digitais.

Faz também análises dos ambientes colaborativos com características diversas, bem como o site de redes sociais on-line Facebook, sua estrutura e as possibilidades de integração com aplicativos através dos mashups.

Citações selecionadas

Recombinar, copiar, apropriar, mesclar elementos os mais diversos não é nenhuma novidade no campo da cultura. […] A recombinação de diversos elementos, sejam eles produtivos, religiosos ou artísticos, é sempre um traço constitutivo de toda formação cultural” (LEMOS apud GUSMÃO, 2010, p. 13).

Podemos entender que compor um remix na música significa utilizar as técnicas de edição de áudio, produzindo uma outra versão para uma música já gravada e, necessariamente, diferente da versão original” (GUSMÃO, 2010, p. 14).

Hoje, o remix (o ato de utilizar trechos ou amostras de materiais pré-existentes e combiná-los em novas formas de acordo com toque pessoal) se estenderam para outras áreas da cultura, incluindo as artes visuais; e desempenha um papel vital na comunicação em massa e especialmente na Internet” (NAVAS, 2009 apud GUSMÃO, 2010, p. 15).

[…] se caracteriza o remix, já que, (como dito anteriormente), estes resultados pressupõem uma nova versão de conteúdos, diferentes e recontextualizados, quando comparada à versão original” (GUSMÃO, 2010, p. 19).

O termo remix, hoje, é usado para descrever vários elementos culturais, de mashups de softwares até arquitetura. Não importa a forma que assume, o remix é sempre alegórico, o que significa que o objeto de contemplação depende do reconhecimento de um código cultural pré-existente” (NAVAS, 2009 apud GUSMÃO, 2010, p. 20).

Com a Internet conectando milhões de computadores hierarquicamente iguais nasce a era das redes distribuídas, que abre a possibilidade de passar de um mundo de poder descentralizado a outro de poder distribuído. O mundo que estamos construindo” (UGARTE, 2008 apud GUSMÃO, 2010, p. 23).

Referências
GUSMÃO, Claudio de Oliveira. Design e Tecnologias Digitais: Facebook como ambientes potencialmente colaborativos. 2010. Tese (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.

Download do artigo e introdução: Universidade Anhembi Morumbi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here