Design para emoção e para Flow de Travor Van Gorp

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Design para emoção e para Flow de Travor Van Gorp

Insights do texto Design para emoção e para Flow de Travor Van Gorp debate sobre os estudos do livro de Mihaly Csikszentmihalyi, criador da teoria do Fluxo (Flow), um estado de intensa concentração experimentados quando encontramos o cenário ideal de equilíbrio de desafio e recursos para solucioná-lo.

Design para emoção e para Flow de Travor Van Gorp

Citações selecionadas

1. Causas do Fluxo (Flow):

  • Objetivo claro
  • Desafio para o qual as pessoas se sintam confiantes de terem as habilidades necessárias para resolver
  • Feedbacks imediatos sobre o sucesso das tentativas de alcançar esse objetivo

2. Características do Fluxo (Flow):

  • Abertura para coisas novas
  • Aumento de aprendizado
  • Aumento do comportamento exploratório
  • Sentimentos positivos
  • Sensação de controle sobre as interações
  • Total concentração e atenção focada

3. Consequências do Fluxo (Flow)

  • Distorção da noção de tempo
  • Perda da consciência do eu
  • Percepção da atividade como algo intrinsicamente recompensador

Nesse estado de consciência, as pessoas frequentemente experimentam uma intensa concentração com sentimentos de prazer aliados em um pico de desempenho. Horas passam no que parecem minutos” (GORP, 2008, p. 1)

Comece removendo distrações ou impedimentos onde for possível. Tanto físicos quando artefatos interativos, isso significa reduzir ou eliminar tanto distrações externas (ambientais) quanto internas (dores, desconfortos e ansiedades), responsáveis por emoções como frustrações ou desconfortos físicos” (GORP, 2008, p. 2)

A eficiência do layout, design de informação, tipografias e design de interação ajudam a balancear a percepção do desafio versus as habilidades e conhecimentos dos usuários” (GORP, 2008, p. 2)

Informações devem ser quebradas em pedaços gerenciáveis que não sobrecarreguem as capacidades cognitivas dos usuários” (GORP, 2008, p. 2)

Ao pensar em balancear a percepção dos usuários quanto ao desafio, pense nesses dois caminhos: Um desafio muito grande com poucas habilidades para resolve-lo causa ansiedade; um desafio muito pequeno para alguém com muita habilidade para resolve-lo causa tédio” (GORP, 2008, p. 2)

Fluxo (Flow), acontece entre a ansiedade e o tédio” (GORP, 2008, p. 2)

Simplicidade ajuda a diminuir a ansiedade para novatos e especialistas, o que é crucial em situações altamente estressantes” (GORP, 2008, p. 6)

Referências
GORP, Travor Van. Design for Emotion and Flow. 2008. Disponível em: <http://www.boxesandarrows.com/view/design-for-emotion>. Acesso em 24 de mar. de 2011.

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