Designathon: Maratona de hackathon com design thinking

0
164
views

Designathon: Uma maratona unindo hackathon com design thinking que envolveu quase 200 pessoas para resolver um grande desafio em apenas 2 dias.

Designathon - Hackathon com design thinking

O desafio para o designathon

Em uma manhã de quarta-feira chegou nosso objetivo: reunir quase 200 pessoas em 2 dias para solucionar um grande e complexo desafio.

Sua composição já não era trivial, mas se tornou ainda mais desafiadora por sabermos que essas pessoas eram em sua maioria especialistas da área comercial e, portanto, sem experiência em desenvolvimento (programação) ou design.

Se isso não fosse suficiente, nossa maratona também aconteceria em meio a um importante congresso da nossa empresa, o que reduzia nosso tempo para acionar todas as pessoas e executar as atividades para construção das soluções.

Contudo, as restrições não nos desanimavam, mas – ao contrário – nos empolgavam para realizar um grande trabalho vencendo qualquer obstáculo no caminho.

Apaixonados pela abordagem do design thinking, decidimos usar esse recurso dentro da estrutura para tirarmos o melhor das pessoas envolvidas no tempo disponível e chegarmos a respostas incríveis para nosso desafio.

Designathon - Hackathon com design thinking

A preparação

Com o cronograma disponível, que nos contava o pouco tempo disponível, partimos para desenhar o processo dentro da nossa maratona de design.

Mesmo inspirados pelas abordagens de grandes empresas como Google e Ideo, nosso cenário era bastante específico e precisava de uma abordagem exclusiva especialmente desenhada para o evento, até porque iria dividir tempo com outras atividades e palestras do próprio evento.

Rascunhamos abordagens, testamos estruturas e desenhamos cada uma das ferramentas que iríamos levar.

Todas desenhadas exclusivamente para o evento e considerando o conhecimento, as informações, cenários e as pessoas que participariam da maratona.

O processo inteiro foi testado duas vezes na fase de planejamento e refinado para um funcionamento mais preciso.

Debates sobre cada ferramenta foram dando formas novas ao que já conhecíamos e, no final, ainda treinamos 10 facilitadores para ajudar os 20 grupos que se formariam com as quase 200 pessoas do evento.

Animados, embarcamos em direção ao Guarujá, onde aconteceria o evento e nossa maratona de design, ou o que chamamos naquele momento de designathon.

Designathon - Hackathon com design thinking

O evento – Parte 1

Chegamos ao hotel no final do dia, com sol ainda nos recebendo e iluminando o primeiro passo do nosso designathon.

Com uma equipe engajada e apaixonada, revimos o material e conhecemos o espaço físico onde trabalharíamos.

Na manhã do dia seguinte, abrimos o designathon com muita energia e um delicioso frio-na-barriga que nos contava sobre nossa vontade de fazer aquilo dar certo e de aprendermos juntos.

Toda a parte da manhã foi reservada para um processo guiado com design thinking, onde os participantes partiram do desafio e foram construindo as possibilidades de solução.

Usando as ferramentas desenhadas, com dicas de um facilitador líder no palco e mais 10 facilitadores espalhados pelo espaço ajudando cada time a extrair o melhor e produzir soluções incríveis.

Ao final da manhã cada grupo tinha sua solução e gravaram um vídeo de 1 minuto para contar sua ideia para todos do evento.

Assistimos juntos aos 20 vídeos com as ideias, alguns deles inclusive gravados em lojas e estabelecimentos reais de clientes da nossa empresa, visitados às pressas pelos grupos também empolgados pelo processo.

Ao final dos vídeos, os participantes deram notas de 0 a 10 para cada ideia e as 3 com maiores notas partiram para a próxima fase: Desenvolver um protótipo real da solução e criar um Pitch de apresentação da solução para uma banca composta por toda a diretoria executiva da empresa, incluindo o presidente, no dia seguinte.

Designathon - Hackathon com design thinking

O evento – Parte 2

A partir da seleção das 3 ideias, a equipe de facilitadores assumiu um novo papel e partiu para desenvolver os protótipos reais.

Nos reunimos com os times vencedores, conversamos sobre as soluções e passamos a madrugada desenvolvendo protótipos navegáveis e ainda dando suporte e ferramentas para a construção da apresentação final, usando inclusive exemplos de grandes Pitchs como do Airbnb, entre outros.

Quase sem dormir, chegamos aos protótipos finais, testamos seu uso e fechamos as apresentações em um tempo recorde.

No final do segundo dia, a banca de vice-presidentes e presidente se reuniu para ver o resultado de todo o trabalho realizado.

Depois de uma visão geral do trabalho, cada um dos 3 times vencedores subiu ao palco e apresentou em 5 minutos sua solução com o protótipo e o modelo de negócios.

Além disso, cada time ainda teve que responder perguntas da banca e defender sua ideia.

A banca, depois das apresentações, se reuniu para definir o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.

Cada posição recebeu um prêmio referente a sua posição e, talvez o mais importante, essas ideias foram absorvidas para serem realmente desenvolvidas e entregues em larga escala para os nossos clientes.

Designathon - Hackathon com design thinking

Os resultados finais

Além das soluções incríveis e de tudo que foi desenvolvido para as três ideias vencedoras, o destaque também ficou para o grande engajamento acontecido entre os participantes.

Os feedbacks das pessoas do evento foram absolutamente positivos, tanto em relação a dinâmica quanto em relação aos aprendizados.

Em pesquisa de opinião sobre a atividade, alcançamos 100% de notas positivas, pela primeira vez que se tem registro na história do congresso, existentente há vários anos.

Cansados, mas muito satisfeitos e felizes, voltamos para casa com um largo sorriso e com uma grande vontade de fazer essa dinâmica muitas outras vezes.

Aliás, outras áreas da empresa já vêm nos pedindo para realizar atividades semelhantes, comprovando a eficiência da abordagem do design thinking como uma ferramenta para métodos ágeis, integração de pessoas e construção de conhecimento.

Gostaria de acrescentar também meu agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso dessa abordagem, desde a liderança da Cielo – incluindo a vice-presidente da área que nos deu o espaço e apostou na abordagem – até os membros da equipe de facilitadores e os apoiadores adicionais.

Todo o esforço em equipe e o trabalho colaborativo e engajado se mostrou mais uma vez um caminho fundamental para realizarmos grandes coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here