5 ações para gerar inovação praticadas por grandes líderes

0
61
views
gerar inovação

Conheça as 5 ações para gerar inovação praticadas por grandes líderes: Associar; Questionar; Observar; Experimentar e Socializar.

Assim como a liderança, a capacidade de inovar não é um dom reservado a poucos, mas sim uma habilidade que pode e deve ser treinada, por isso observamos essas ações podendo, assim, replicar e aplicá-las para gerar inovação nos nossos próprios contextos.

Com certa dedicação, prática e esforço, qualquer pessoa pode se tornar um grande inovador.

Porém é importante lembrarmos que, como qualquer outra habilidade, ela vai precisar ser treinada constantemente e de forma consciente antes de se tornar mais orgânica e instintiva. O mais importante é se manter sempre treinando e tentando.

Esta é um pouco da ideia presente no livro de Clayton M. Christensen, Jeff Dyer e Hal Gregersen, “The Innovator’s DNA: Mastering the Five Skills of Disruptive Innovators”.

Estudando líderes inovadores de grandes empresas como Apple, Google e Amazon, entre outras, os autores encontraram cinco habilidades que se destacaram no comportamento deles e tiveram forte influência em sua capacidade inovativa.

Resumidamente as 5 ações para gerar inovação são:

1. Associar:

Capacidade de conectar questões, problemas ou ideias aparentemente não relacionadas e de campos diferentes.

2. Questionar:

Capacidade de fazer perguntas para entender como as coisas realmente são, por que elas são desse modo e como elas serão transformadas ou superadas (O que? / Por que? / Quando? / Quem? / Onde? / Como?).

3. Observar:

Capacidade de observar atentamente o mundo e retirar dessa observação ideias para novas maneiras de fazer as coisas.

4. Experimentar:

Capacidade de visitar novos lugares, fazer coisas novas, procurar novas informações e aprender novas coisas sempre.

5. Socializar:

Capacidade de fazer contato e manter diálogo com pessoas de conhecimentos e perspectivas diferentes das suas, estendendo, assim, seu próprio conhecimento.

Baseados nesta obra, a equipe do Slide That Rock criou uma apresentação bem interessante que resume o conceito e vale ser vista (em inglês).

Referências
Inovação; Slides that Rock;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here