A Internet móvel será nosso principal canal de acesso a serviços online

0
68
views
A Internet móvel

Internet móvel é a tecnologia que permite acessarmos a rede mundial de computadores de qualquer lugar para usar serviços online de alto desempenho.

A partir da junção de processadores cada vez menores e com maior capacidade, conexões sem fio de alta velocidade e novos sensores, essa tecnologia vem ganhando ainda mais funções e relevância para nossa sociedade.

Já se espera que até 2025 até 80% das conexões com a internet será feita de algum dispositivo móvel e, pelo baixo custo desses dispositivos – como os celulares smatphones, por exemplo –, esse deverá ser o primeiro e o principal canal de acesso a diversos serviços online em países em desenvolvimento.

Dado ao seu enorme impacto e probabilidade de crescimento, e seu caráter inclusivo, não é surpresa ver essa tecnologia como uma das grandes tecnologias com potencial de gerar disrupção na nossa sociedade até 2025, segundo o estudo da McKinsey&Company.

A seguir algumas citações contidas no relatório Tecnologias disruptivas: Os avanços que vão transformar a vida, os negócios e a economia global (Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy) da McKinsey&Company.

O relatório explora 12 tecnologias disruptivas que tem maior potencial de impactar a economia e a vida humana até o ano de 2025 e foi organizado por James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson e Alex Marrs.

A Internet móvel


Citações selecionadas sobre a Internet móvel:

“Internet Móvel” (MANYIKA et al., 2013, p. 29).

“A perspectiva de que até três bilhões de consumidores a mais se juntem à economia digital representa uma oportunidade de crescimento sem precedentes. Empreendedores nas economias em desenvolvimento poderão competir globalmente no comércio on-line, e as empresas globais terão um novo canal para alcançar os mercados com o crescimento mais rápido” (MANYIKA et al., 2013, p. 29).

“A Internet móvel também tem um grande potencial para melhorar a entrega e aumentar a produtividade na saúde, na educação e em outros serviços públicos e sociais” (MANYIKA et al., 2013, p. 30).

“A maior oportunidade para o crescimento do uso e o impacto da Internet móvel é nas economias em desenvolvimento, onde o acesso à Internet tem implicações para o desenvolvimento econômico, o que pode ajudar centenas de milhões de pessoas a saltarem para a economia global do século XXI” (MANYIKA et al., 2013, p. 32).

“O acesso móvel à Internet pode atender muitas das necessidades básicas do mundo em desenvolvimento e permitir que seus cidadãos se tornem participantes da economia digital global, inclusive como empresários” (MANYIKA et al., 2013, p. 32).

“Em 2025, quase 80 por cento de todas as conexões à Internet poderão ser através de dispositivos móveis, e a maioria dos usuários novos da Internet poderão usar dispositivos móveis como seu principal ou único meio de se conectar à internet” (MANYIKA et al., 2013, p. 32).

“Por exemplo, um dispositivo móvel portátil poderia ser programado para ajudar os pacientes de Alzheimer a reconhecer pessoas e lembrá-los do que vários objetos pela casa são. As aplicações de tradução instantânea em dispositivos portáteis podem ser usadas para ler sinais e menus, facilitando a viagem para estrangeiros” (MANYIKA et al., 2013, p. 33).

“As pessoas que tiveram pouco acesso à educação, aos cuidados de saúde e aos serviços governamentais e nunca participaram da economia formal poderiam se tornar participantes da economia global através da Internet” (MANYIKA et al., 2013, p. 33).

“Aplicando a estimativa do aumento no número de usuários na internet (dois bilhões a três bilhões), bem como o valor incremental dos usuários existentes (e subtraindo o uso fixo nestimado de Internet), o impacto pode ser entre US $ 1,0 trilhão e US $ 4,8 trilhões anualmente até 2025” (MANYIKA et al., 2013, p. 37).

Desafio proposto para trabalhar com o tema:

Como usar a internet móvel para dar acesso a educação ou a saúde para pessoas com baixa-renda que não tem acesso de qualidade a esses serviços?

Referências
MANYIKA, James; et al. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/disruptive-technologies>. Acesso em 03 de jun. de 2017.

Imagem: iconiction.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here