Mario Testino tem seu trabalho exposto no Museu de Arte Brasileira

0
80
views
Mario Testino

As capturas de Mario Testino foram tema da exposição da MAB-FAAP, um tema relevante num mundo onde a beleza nunca foi tão fugaz.

Não sei se pelo impacto da grande quantidade de conteúdo compartilhado diariamente pela Internet, mas a observo que vida útil da beleza nunca foi tão transitória.

Para se destacar nesse mundo visual, vemos alguns artistas apelarem para os mais diferentes recursos, seja expondo ao máximo seus corpos, seja vestindo roupas feitas de carne.

Tudo isso para terem algum destaque em um mundo onde competem em igual valor, vídeos amadores realizados por pessoas comuns em seus celulares, contra videoclipes das grandes empresas fonográficas, sendo o primeiro mais propenso a se tornar viral.

E se no mundo digital a competição já é ferrenha, o que dizer dos impressos, que sofrem ainda mais o impacto da falta de atualização imediata?

Não é a toa que grandes marcas precisam construir muito bem seus recursos visuais, sendo apelativos suficientes para se sobressair na quase saudosa banca de jornal.

Neste sentido, temos Mario Testino figurando em destaque com sua habilidade de capturar (ou construir) imagens que roubam nossos olhares e geram impacto suficiente para ajudar a manter aquecida as vendas das edições de folhas impressas.

O fotógrafo nascido em Lima, Peru, no ano de 1954, teve como inspirações os artistas europeus Cecil Beaton e August Sander, mas encontrou seu estilo definitivo ao se voltar para as raízes sul-americanas e mesclar muita sensualidade com cores vibrantes.

Rompendo o conceito de poses estáticas, Testino consegue construir imagens vivas, com posições inusitadas e assimétricas, mas que também conseguem manter equilíbrio visual.

Na exposição In Your Face, atualmente no Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP), estão expostas 122 imagens feitas pelo fotógrafo onde podemos perceber seu talento em compor imagens altamente vibrantes, chamativas e equilibradas.

Algumas delas deixam claro uma característica deliciosa de Testino em brincar com o conceito de feminino e masculino, provocando o observador a extrapolar sua percepção.

Também podemos observar algumas obras do acervo pessoal do fotógrafo onde ele revela parte do mundo luxuoso do qual tem acesso em composições preto-e-branco e se utilizando de um estilo “paparazzi” que lembra muito a linguagem de documentários. Aliás, neste ponto alguns trabalhos quase contam uma história por si mesmos.

O talento de Testino já foi publicado em mais de uma dúzia de livros e já percorreu o mundo em diversas exposições. Para promover a arte em seu país de origem, ele fundou em 2012 o MATE – Museo Mario Testino, que, além de contar com exposições permanentes de seu trabalho, ainda projeta outros artistas locais mundo afora.

A exposição In Your Face de Mario Testino no MAB-FAAP vai até dia 12/10/2014 e tem entrada gratuita.

A seguir algumas das minhas fotos favoritas desta exposição.

Referências
Mario Testino; MATE – Museo Mario Testino; In Your Face MAB-FAAP;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here