Como definir métricas na jornada do usuário e medir a eficácia das ações

0
66
views
Métricas na jornada do usuário

Definir métricas na jornada do usuário facilita medir a eficácia das ações que serão desenvolvidas no nosso serviço e fazer ajustes se for necessário.

Dentro das metodologias ágeis, inclusive, as métricas são uma ferramenta fundamental.

Para saber se o que estamos entregando tem valor para o cliente e até descobrir como resolver problemas e tornar a experiência ainda melhor, as métricas são uma verdadeira fonte de aprendizado e insights.

No intuito de tornar o processo de encontrar as melhores métricas, desenvolvemos uma dinâmica para definir o que avaliar em cada momento do cliente.

Para isso partimos de rever nosso desafio e depois do estudo da jornada proposta.

Desafio para levantar as métricas na jornada do usuário

jornada do usuário

Desafio: Como podemos vender muffins doces aos clientes da nossa rede de padarias oferecendo mais uma opção para gerar fluxo de caixa para nossa empresa.

Hipótese: Já existe um interesse por muffins doces entre nossos clientes.

Experimento: Oferecer muffins doces para os clientes da nossa unidade 2.

O que será definido na dinâmica: Fluxo imaginado para o experimento; Métricas para avaliar o sucesso do experimento e rascunho dos pontos de contato.

A jornada

A partir do desafio e da hipótese, desenhamos a jornada do experimento usando a jornada do 5 E`s como referência.

Métricas na jornada do usuário

Baseado na jornada, no desafio e na hipótese fizemos algumas discussões para definir quais métricas poderiam ser aplicadas em cada momento da jornada para validarmos nosso experimento.

jornada do usuário

Além das métricas aplicadas aos momentos, criamos uma lógica de funcionamento que confrontavam duas ou mais métricas e para cada um desses confrontos um valor mínimo foi definido para ser considerado um resultado positivo ou um resultado negativo, o que nos faria repensar o experimento.

jornada do usuário

Após definidas as métricas, foi possível desenvolver o experimento já inserindo nele os parâmetros que gostaríamos de avaliar.

Para esse exercício envolvemoss a área de negócios, designers de ux e ui, designer de serviços e desenvolvedores.

Material complementar

Referências
VistaSoft;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here