As múltiplas inteligências: Talentos que vão muito além dos testes de QI

0
152
views

As múltiplas inteligências é um famoso estudo desenvolvido pelo psicólogo Howard Gardner que apresenta 9 tipos de inteligências e foi descrito no livro Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences (Estados da mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas, em tradução livre), publicado na década de 1980.

O estudo propõe que os seres humanos possuem mais que um tipo de inteligência e apresentou 8 tipos possíveis.

Mais tarde, Howard Gardner propôs o acréscimo de uma nona inteligência dentro do estudo, chegando a 9 tipos de inteligência mapeados pelo psicólogo.

O estudo chamou atenção logo que lançado e foi adotado principalmente na educação, para respeitar os diferentes tipos de talentos possíveis da nossa sociedade.

Apesar disso, ainda hoje vemos certos tipos de inteligência serem considerados melhores, superiores ou até o único possível em diversas abordagens educacionais e empresariais.

Meu interesse no estudo começou desde dúvidas de como melhorar a educação e o treinamento de pessoas, até para a formação de equipes mais ricas e multidisciplinares.

Nesse contexto, mais do que rotular as pessoas, o importante neste estudo é reconhecermos a existência de mais inteligências do que as normalmente encontradas em testes padronizados de QI, que costumam valorizar somente a inteligência lógico-matemática, por exemplo.

O interessante é que nós podemos apresentar uma ou mais inteligências e, reconhecer essas características, pode nos tornar mais hábeis ao formar equipes ou mesmo escolher nossos desafios e parceiros profissionais.

Contudo, vale ressaltar que, mesmo sem uma maior predisposição em alguma inteligência destas mapeadas, todos temos a capacidade de nos tornarmos exímios em atividades que possam estar a elas relacionadas.

Um exemplo poderia ser alguém com pouca facilidade musical que, depois de muito empenho, se torne um incrível músico.

Então, este mapeamento serve mais como uma diretriz, mas nunca deve ser usado como um limitador ou como um criador de rótulos para pessoas e para seu respectivo potencial.

Afinal, isso seria um contrassenso ao próprio conceito de múltiplas inteligências, que inclusive pode ganhar novos tipos em um futuro próximo (como a nona inteligência adicionada pelo autor depois do estudo ser publicado).

Conheça, a seguir, as 9 inteligências propostas por Howard Gardner.

Múltiplas inteligências

Múltiplas inteligências: 1. A corporal-cinestésico 

Esta inteligência é relacionada a capacidade de coordenar mente e corpo simultaneamente.

Ela se refere principalmente ao conhecimento e manipulação do corpo em relação aos pensamentos, desejos, intenções e expressões individuais.

Atores e atrizes, dançarinos e dançarinas, soldados e esportistas costumam ter um alto grau deste tipo de inteligência.

Múltiplas inteligências: 2. A espacial

Esta inteligência é relacionada a capacidade de se movimentar facilmente por diversos lugares, mesmo desconhecidos, e de conseguir criar ou recriar mentalmente espaços físicos.

Ela pode ser percebida em pessoas que se acham facilmente em novos bairros, cidades ou países, que têm boa noção de distância e que conseguem facilmente ler mapas e recursos como bússolas, terrenos e indicações astronômicas.

Exímios arquitetos, designers de interiores e navegadores costumam ter um alto grau deste tipo de inteligência.

Múltiplas inteligências: 3. A existencial

Esta inteligência é relacionada a capacidade de transformar observações do mundo em respostas ou provocações profundas sobre a vida e a existência dos seres vivos ou das coisas.

Ela tem forte relação com questões fundamentais da nossa experiência de estarmos vivos e da nossa busca por um significado maior.

Esta foi a nona inteligência proposta por Howard Gardner depois de publicado seu estudo.

Filósofos, professores e gurus são exemplos de profissionais que podem ter um alto grau desta inteligência.

Múltiplas inteligências: 4. A interpessoal

Esta inteligência é relacionada a capacidade de ouvir e entender profundamente os sentimentos e desejos de outras pessoas.

Ela se refere principalmente a capacidade de perceber como o outro está e adequar mensagens e contextos para que todos se sintam bem, inclusive motivando as pessoas a fazerem coisas ou a saírem de um estado de tristeza, por exemplo.

Grandes gestores de pessoas, que apresentam capacidades de articular grupos e alcançar resultados positivos mantendo bom humor das equipes, costumam ter alto grau deste tipo de inteligência. 

Múltiplas inteligências: 5. A intrapessoal

Esta inteligência é relacionada a capacidade do autoconhecimento e entendimento.

São pessoas que conseguem compreender profundamente seus sentimentos, desejos, e a si mesmo em diversas situações, mesmo nas mais estressantes.

Excelentes pilotos de corrida podem ter esta inteligência elevada, ao saberem como se sentem em situações estremas e conseguirem se controlar, tomando as decisões mais coerentes com cada contexto. 

Múltiplas inteligências: 6. A linguística 

Esta inteligência é relacionada a capacidade de estruturar mensagens que transmitam corretamente informações para outras pessoas.

Ela atua na construção de textos diversos, incluindo poemas, crônicas e até textos didáticos.

Também é a inteligência envolvida no aprendizado rápido de outros idiomas e na facilidade em contar histórias de modo cativante.

Escritores, designers, roteiristas e pedagogos podem apresentar um alto grau deste tipo de inteligência.

Múltiplas inteligências: 7. A lógico-matemática

Esta inteligência é relacionada as capacidades matemáticas como, por exemplo, fazer cálculos, ler gráficos e entender facilmente equações.

Ela também se relaciona com habilidades de lógica como, por exemplo, desenvolvimento e compreensão de redes e fluxogramas, organização de diversos tipos de elementos e até no desenvolvimento de hipóteses e em testes para comprová-las ou refutá-las.

Essa inteligência é destaque principalmente em matérias como linguagem de programação para computadores.

Múltiplas inteligências: 8. A musical

Esta inteligência é relacionada a capacidade de compreender sons, ritmos e diferenças entre tonalidades de forma fácil.

Ela é associada a facilidade de reconhecer músicas, timbres de voz, reproduzir sons com a própria voz ou com instrumentos musicais, mesmo sem treinamento formal, e mesmo combinar diferentes elementos musicais criando novas e interessantes composições.

Excelentes músicos, compositores, cantores e DJs são exemplos de profissionais com alto grau deste tipo de inteligência.

Múltiplas inteligências: 9. A naturalista

Esta inteligência é relacionada a capacidade de compreender e se relacionar com a natureza de forma geral, seja fauna ou flora.

Ela aparece na interação e identificação de plantas e animais, bem como no reconhecimento de sinais do meio ambiente.

Chefs de cozinha, biólogos e veterinários são exemplos de profissionais que podem ter um alto grau deste tipo de inteligência.

Referências
Universidade do Cotidiano; Practical Psychology; Dreamstime (imagem da capa);

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here