O pai do design orgânico Luigi Colani

0
90
views
Luigi Colani
Luigi Colani
Luigi Colani

O pai do design orgânico, Luigi Colani teve uma infância bastante interessante e motivadora de criatividade.

Filho de um arquiteto que trabalhava para a indústria cinematográfica, Colani não ganhava brinquedos completos e assim tinha de construir as partes faltantes na oficina de seu pai, lugar que também era a fonte da matéria-prima para ser adaptada.

A criação alimentada por projetos levou, por exemplo, um jovem Colani de apenas três anos de idade a observar o movimento de cavalos para construir as pernas faltantes de um brinquedo, já aos dez anos ele mesmo fez seus tênis.

Seguindo seu estilo de homo faber, o alemão continuou sua história cursando escultura e pintura na Academia de Belas Artes de Berlim, mas descontente com a vida artística Colani estudou, em seguida, engenharia aerodinâmica, o que deve ter complementado sua predileção à observação da natureza, algo que o levou a conceber o Biodesign, uma filosofia que preza pelo desenvolvimento de produtos a partir da observação e replicação do que vemos na natureza.

Com 60 anos de carreira e 6.000 obras até agora ele é, sem dúvida, um dos mais importantes designers experimentais do século XX e uma grande fonte de inspiração.

A seguir, algumas das obras dele:

Algumas frases do designer:

“É importante sempre lembrar quem você é e de onde você vem. Não há futuro se você não conhece o passado”.

“É fundamental a investigação de seu próprio estilo e personalidade, misturado com novas ideias e tecnologias, tornando-se um motor poderoso que apoia a inovação por anos”.

Referências
Luigi Colani Site; Artigo sobre Colani PDFABC Design;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here