Como organizações exponenciais conseguem se valorizar em curto tempo

0
105
views
Organizações exponenciais

De modo geral, Organizações Exponenciais são empresas que chegaram ao valor de É 1 bilhão de dólares em um tempo recorde, a partir da data de sua criação.

Marcas centenárias veem seus mercados se transformarem rapidamente com a entrada pequenos negócios que alcançam alta relevância e redefinem o cenário em tempos recordes.

Organizações Exponenciais

O livro Organizações Exponenciais nasceu como resultado de uma pesquisa feita para compreender as características dessas empresas jovens e transformadoras.

Segundo o estudo, essas marcas dividem algumas características inerentes ao tempo em que vivemos, onde a tecnologia digital e a internet proporcionam um crescimento exponencial sem precedentes.

Diluindo os custos de produção e reprodução, as empresas ExOs, como são chamadas, se multiplicam em praças digitais não imaginadas pelas velhas teorias de marketing e atuam em micros e macros momentos no cotidiano das pessoas.

A fórmula de ação dessas marcas é apresentada pelo livro como uma somatória de MTP + SCALE + IDEAS.

MTP siginifica a empresa ter um Propósito Massivamente Transformador (Massively Transformative Purpose), ou seja, um propósito único, aspiracional, vindo do coração e da mente, suficientemente impactante para mudar profundamente nossas relações e interações, nosso ambiente ou a nós mesmos.

Organizações Exponenciais: Definindo MTP (Massively Transformative Purpose):

Ele deve ser declarado com sinceridade e confiança.

Ele deve ser simples e memorável.

Ele deve ser inspirador e motivar as pessoas por uma grande causa.

O do Google, por exemplo, é “Organizar a informação do mundo”,

O da XPRIZE é “trazer avanços radicais para os benefícios da humanidade”.

Já SCALE e IDEAS são acrônimos de características que reforçam a sinergia dessas marcas com nosso tempo.

Em SCALE encontraremos:

Staff on demand (Recursos quando necessário): ExOs utilizam recursos externos quando necessário ao invés de manter uma grande base de funcionários.

Community and crowd (Comunidade e pessoas): ExOs constroem e se envolvem com várias comunidades para alcançar um crescimento rápido.

Algorithms (Algoritimos): Com o mundo se tornando uma Big Data, ExOs se sobressaem no uso de algoritmos e sistemas com aprendizagem automática.

Leased assets (Acessar ativos alheios): ExOs acessam ou alugam ativos para garantir agilidade. Por exemplo, o Uber não tem carros próprios, ele usa os carros que já estão em circulação.

Engagement (Engajamento): Técnicas como a gamificação e o incentivo de preços são o coração das ExOs para engajar rapidamente as pessoas no seu mercado de atuação.

Em IDEAS encontraremos:

Interfaces (Interfaces): ExOs constroem interfaces de comunicação e relacionamento eficientes para seus constituintes. O Uber, por exemplo, tem um sistema simples de gerenciamento para os motoristas e usuários. A interface é o que possibilita a conexão entre as pessoas, é um meio pelo qual a cadeia se relaciona, ou seja, a empresa gerencia interesses, não necessariamente produz eles (Referências Bondsy).

Dashboards (Painéis informativos): Para acompanhar e monitorar seus avanços, ExOs usam métricas em tempo real e técnicas para acompanhar seu desempenho constantemente. A informação é cada vez mais importante, e os dashboards exibem o essencial rapidamente: em três minutos já é possível saber o que está acontecendo.

Experimentation (Experimentação): ExOs usam abordagens como o Lean Kanban para desenvolver prototipagens e experimentações rápidas, processos de melhoria e ciclos ágeis de feedback.

Autonomy (Autonomia): ExOs são organizações altamente enxutas, algumas vezes até sem camadas de gerenciamento.

Social (Social): ExOs são culturamente abertas, compartilhando arquivos, conversas e atividades em tempo real por toda a organização.

Segundo o estudo, a relação entre os elementos do SCALE e IDEAS pode levar esses novos negócios a um crescimento surpreendente. E não é necessário possuir todas as características, uma combinação de quatro deles já pode levar uma instituição ao crescimento exponencial.

As características de SCALE e IDEAS podem ser vistas também no diagrama construído sob o desenho esquemático do cérebro humano:

salim_scale

Para quem tiver interesse o livro Organizações Exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito), já tem versão em português, inclusive.

Referências
Exponential Orgs; Dupress; Yuri Van Geest Slideshare; FrandDiana; Octavio Urzua; The Next WebDiip Site; Diip Facebook;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here