Paixão por Vencer de Jack Welch

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Paixão por Vencer de Jack Welch
Paixão por Vencer de Jack Welch
Paixão por Vencer

Paixão por Vencer de Jack Welch apresenta sua experiência com anos de liderança e dá dicas sobre como gerenciar equipes vencedoras.

Definições Administrativas

Missão: Para escrever a missão da empresa responda a seguinte pergunta Como pretendemos vencer nesse negócio? E não se esqueça de incluir a lucratividade em sua missão, pois ela é fundamental para o crescimento da empresa. A missão deve ser escrita pela alta gerência, pois ela é a responsável pela sua execução em última instância.

Valores: O executivo da empresa pode apresentar as diretrizes dos valores, porém todos devem participar de sua composição. Eles serão importantes no dia-a-dia de trabalho da companhia; também deve ser lembrado que a missão deve ser utilizada na composição dos valores, afinal eles não podem se chocar e sim se completar.

O que os líderes fazem

1. Líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar os funcionários, treinar e promover a autoconfiança.

2. Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem.

3. Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo.

4. Os líderes angariam confiança com franqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios.

5. Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base no instinto.

6. Os líderes questionem e instigam por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando para que suas perguntas sejam respondidas com ação.

7. Os líderes inspiram a assunção de riscos e o aprendizado constante, dando o exemplo.

8. Líderes comemoram.

Seleção de Pessoal

– Avalie a integridade, a inteligência e a maturidade do candidato.

– Verifique se o candidato apresenta: Energia positiva; A capacidade de energizar os outros; Estofo (coragem para tomar decisões difíceis); A capacidade de executar o trabalho com destreza; e Paixão (vibração sincera em relação ao trabalho).

– Utilize sua intuição e experiência para unir as ferramentas acima e encontrar o melhor funcionário. Não se condene caso você errar na contratação algumas vezes, mas lembre-se que compete a você consertar o erro.

Gestão de Pessoas

1. Eleve o RH à posição de destaque com estratégias globais.

2. Usar sistemas de avaliação rigorosos, não burocráticos, que enfatizem acima de tudo a integridade do ser humano.

3. Criar mecanismos eficazes (dinheiro, reconhecimento e treinamento), para motivar e reter o pessoal.

4. Encarar os relacionamentos difíceis com os sindicatos, estrelas decadentes, com os encrenqueiros e etc.

5. Considerar os 60% do meio como o coração da empresa (Vide equação 10-60-20-10 nos textos anteriores).

6. Desenhar organogramas horizontais com clareza ofuscante nas relações de subordinação e nas definições de atribuições.

Demissões

1. Demissão por falta de integridade: Roubo, mentira, fraude e outras transgressões morais ou legais.

2. Desligamentos por motivos econômicos.

3. Por mau desempenho.

Concorrentes

Para formulação da estratégia com concorrentes avalie cinco pontos:

1. Como está o campo de jogo agora:

Quais são os concorrentes desse negócio, qual é o tamanho deles e há quanto tempo está no mercado?

Qual é a participação de cada um, globalmente e em cada mercado? Onde nos encaixamos?

Quais são as características deste negócio? É de commodities, de alto valor agregado ou fica em algum ponto intermediário? Seu ciclo é longo ou curto? Onde se situa na curva de crescimento? Quais são os indutores da lucratividade?

Quais são os pontos fortes e fracos de cada concorrente?

Qual é a qualidade dos seus produtos? Quanto cada um gasta com propaganda? Qual é o tamanho das respectivas equipes de venda? Até que ponto cada cultura é movida pelo desempenho?

Quais são os principais clientes deste negócio, e como compram?

2. O que os concorrentes estão fazendo:

O que cada concorrente fez no ano passado para mudar o campo de jogo?

Alguém lançou novos produtos, novas tecnologias ou novos canais de distribuição capazes de mudar o jogo?

Novos concorrentes entraram no mercado e o que fizeram no ano passado?

3. O que você está fazendo:

O que você fez no ano passado para mudar o campo de jogo?

Você comprou alguma empresa, lançou novo produto, roubou o principal vendedor de um concorrente ou licenciou nova tecnologia de alguma empresa emergente?

Você perdeu alguma vantagem competitiva que desfrutou no passado – um ótimo vendedor, algum produto especial, um tecnologia patenteada?

4. O que está depois da esquina:

O que mais o assusta no ano que vem? O que os concorrentes poderiam fazer para ferrá-lo?

Que novos produtos ou tecnologias os concorrentes poderiam lançar que talvez mudassem o jogo?

Que operação de fusão ou incorporação realizada pelos concorrentes poderia desequilibrá-lo?

5. Qual será a sua manobra vencedora:

O que você pode fazer para mudar o campo de jogo – aquisição de empresas, novos produtos, globalização?

O que você pode fazer para que os clientes se prendam a você mais do que a qualquer outro concorrente?

Referências
Imagem: Panoramic Photographers

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