Projeto Patrocínio: Como montar um projeto para vender sua ideia

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Projeto Patrocínio

Projeto Patrocínio é relatório breve do projeto, seus principais motivadores, como foi feito e porque o parceiro deve investir dinheiro e/ou tempo nele.

Durante o desenvolvimento do meu projeto de conclusão de curso, foi necessário fazer um Projeto Patrocínio para possíveis investidores, e uma das grandes lições que eu aprendi ao desenvolvê-lo foi ter uma visão mais estratégica do design que foi concebido.

Foi por meio desse documento que eu consegui ter uma melhor compreensão sobre como o design se relaciona com a área de negócios, abarcando também lucro além dos benefícios inerentes à solução proposta.

Ele é direcionado para um público específico, pois isso influencia em sua construção, e, além disso, é com ele que desenvolvemos o discurso para conquistar os parceiros que podem tornar nossa ideia em algo praticável.

Existem diversos modelos de Projeto Patrocínio, o que eu segui tinha a seguinte estrutura:

01. Carta de apresentação do projeto patrocínio

Descreve sumariamente o projeto e o convite para ser um patrocinador.

02. Porque esse projeto foi feito

Responde as perguntas sobre os motivadores do projeto, como, por exemplo:

– O que motivou o projeto a ser feito?
– Quais necessidades ou problemas o projeto vai sanar?
– Quem é o público-alvo e como ele se beneficia da solução?

03. Como esse projeto foi feito

Responde as perguntas relacionadas ao modo como a solução foi concebida, como, por exemplo:

– Quais referências científicas foram aplicadas?
– Quais técnicas, metodologias e testes foram desenvolvidos na construção do projeto?
– Quais foram os resultados preliminares alcançados?

04. O que foi feito

Apresenta sumariamente o projeto em si, como, por exemplo:

– Descritivo funcional da solução.
– Interfaces e seus respectivos apelos.
– Mapa do serviço.
– Significados das partes projetuais.

05. Porque investir no projeto

Apresenta as vantagens para quem vai investir, como, por exemplo:

– Como a ideia/conceito se conecta com a empresa?
– Como o público-alvo vai percepcionar a marca com o projeto?
– Qual o significado do projeto para a marca?
– Como e por que o momento é propício para se investir no projeto?
– Formar alternativas de investimento como parceiras ou outras relações além de dinheiro.

06. Como investir

Apresenta quais são as formas de investimento e seus benefícios, como, por exemplo:

– Modelo de negócios (por cota: ouro, platino, prata).
– Compra total do projeto.
– Participação societária.
– Colaboração por meio de incentivos existentes (área culturais e sociais do governo ou de empresas privadas).

07. Validade da proposta

Apresenta o período que a proposta se mantém válida.

08. Descritivo técnico da equipe envolvida

Apresenta os envolvidos no projeto incluindo competências técnicas, portfólios, experiências e outros.

09. Depoimentos de personalidades

Traz depoimentos de pessoas importantes sobre o conceito, projeto, equipe ou correlacionados.

10. Formas de contato

Traz todos os meios de contato disponíveis com a equipe de trabalho.

Este é um exemplo de estrutura, existem outros, mas o interessante de exercitar seu preenchimento é ampliar a visão estratégica do design e como as soluções devem responder também a questões como lucro, sustentabilidade e outros.

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