Redesign de site usa infografia para facilitar aprendizado e interação

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Crefisa - Redesign de Website

Para facilitar o aprendizado e a interação, o redesign do site da Crefisa teve foco especial em infografia.

Crefisa Início
Início

1- Topo

Para aproveitar melhor o espaço, o topo continuou contendo o menu global, o logo e a ferramenta de busca. Com a nova diagramação foi possível aumentar o tamanho das informações, incluindo o próprio logo, que ganhou mais visibilidade.

A nova organização informacional trouxe maior equilíbrio visual e atratividade, além da inserção do botão para as interfaces que não são fixas, anteriormente elas só eram vistas pelo mapa do site.

2- Banner animado 

O banner teve sua largura ampliada e altura diminuída, para não esconder as informações abaixo dele, também foi inserida a possibilidade de navegação entre os banners e compartilhar a interface vista nas redes sociais, além de um botão de acesso ao canal no Youtube da empresa.

Na área do banner foi sugerida a exposição da mascote da empresa tanto para aumentar sua visibilidade, quanto utilizá-lo como um personagem de boas vindas ao site, apelando para empatia entre o interator e o personagem.

3- Presença territorial

A área central esquerda da interface foi utilizada para apresentar a presença da empresa em todo território nacional, utilizando um infográfico animado, que também funciona de botão de acesso à interface de lojas.

Aproveitando essa espaço, também foi inserida uma pequena lista de vantagens do processo financeiro da empresa e a possibilidade de procura de unidade de atendimento via CEP do interator.

Dessa forma, a interface ficou mais atrativa, interativa e dinâmica, além de apresentar detalhes sumários da empresa, já ajudando no processo da construção positiva da imagem da empresa para o cliente.

4- Empréstimo

Valorizando o processo de empréstimo oferecido pela empresa, esse espaço foi desenvolvido para demonstrar a pouca quantidade de passos para consegui-lo, ou seja, apenas três passos.

Além disso, a apresentação em automática concede mais dinâmica ao site, evitando que a interface fique monótona.

 5- Dúvidas frequentes

Essa área foi desenvolvida para auxiliar o visitante no sentido de conhecer mais detalhes e assim se sentir mais seguro para efetuar o contato com a empresa.

A lista apresenta as três perguntas mais acessadas pelos interatores, ou seja, já demonstra as três perguntas mais frequente dentro das perguntas frequentes. Assim pode-se assegurar mais assertividade nas perguntas possíveis que o interator vai querer acessar.

Abaixo das três perguntas o interator pode ainda visitar a interface com todas as perguntas frequentes.

6- Vídeo institucional

Aproveitando os investimentos da empresa que desenvolveu uma série de vídeos para comerciais na televisão e atrair mais dinâmica ao website, foi disponibilizada uma pequena área para vídeos logo na interface de início.

7- Banner promocional

Uma área para banner foi disponibilizada para que a empresa pudesse inserir ali chamadas mais importantes, esse espaço foi diminuído em comparação ao website anterior, para evitar que transparecesse muita carga informacional para o interator.

 8- Canal de denúncias

Por se tratar de uma empresa que trabalha com finanças, o canal de denúncias é importante para a empresa saber se existe alguma ação fraudulenta utilizando seu nome. Para isso foi inserido um espaço explicando e convidando os interatores a acessar esse espaço.

 9- Encontre uma loja perto de você 

Finalizando esse espaço foi inserido um botão para acesso a interface de busca de lojas, a repetição do convite foi definida como estratégica, pois é a principal função do website.

O layout proposto para a interface, desenvolvido junto aos parceiros da empresa Femoralis, pode ser visto na figura 3, no final desse artigo encontra-se o link para visitar o site completo (aqui apresento o estudo de somente duas interfaces, por questões de brevidade).

 

Crefisa - Quem Somos
Quem Somos

1- Nossa empresa

Um espaço para apresentação breve da empresa foi disponibilizado com uma imagem demonstrando tempo de existência da empresa. Optei por realçar o tempo da empresa, pois, por se tratar de uma financiadora, o tempo de existência ajuda a aumentar a credibilidade de seus serviços.

2- Mascote

A apresentação da mascote ganhou espaço junto a apresentação da empresa, pois seu desenvolvimento tem muita relação com a missão dela.

Uma imagem carismática da personagem ilustra o texto apelando ainda mais para a relação empática que se espera dela.

 3- Vídeos institucionais

Fechando a apresentação da empresa, dois vídeos institucionais apresentam as informações escritas de modo audiovisual, para os interatores que não desejarem ler os textos.

 4- Crefisa em números

Aproveitando a interface de apresentação da empresa, optei por apresentar algumas informações mais globais da empresa em uma pequena lista com ícones e textos curtos, assim utilizei uma carga informacional baixa o que auxilia o interator a ler as informações de forma mais rápida. Assim se motiva o interator a ler as informações assegurando que ele saberá, pelo menos, informações mais globais da empresa.

5- Produtos Crefisa

Esse espaço foi planejado para já auxiliar o processo de venda dos produtos, apresentando os principais produtos de forma mais simples e direta junto à apresentação global da empresa.

6- Dúvidas

Optei por inserir um espaço de dúvidas, para o caso de o interator ainda querer mais informações sobre a empresa ou seus serviços.

7- Encontre uma loja

Repliquei essa funcionalidade, pois é um dos serviços mais utilizados do site da empresa. O layout proposta para essa interface pode ser visto abaixo.

Crefisa - Layout
Início – Layout

Clique aqui para acessar o site final.

Observação: Esse projeto foi desenvolvido com Femoralis, responsável pelo projeto. Dependendo de quanto você acessar o site, este pode ter sofrido algumas alterações para adequações tecnológicas ou um novo processo de redesign. Esse projeto foi desenvolvido e lançado em 2012.

Licença Creative Commons
Este obra de Heller de Paula, foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

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