A tecnologia em nuvem permite acessar seus arquivos de qualquer lugar

0
80
views
Tecnologia em Nuvem

A tecnologia em nuvem é que nos permite acessar qualquer aplicação (aplicativo) ou serviço de computador por meio de um ponto de internet e um recurso físico mínimo, como nosso celular, por exemplo.

Essa tecnologia tira a necessidade de uma grande rede de processamento local, permitindo que boa parte das atividades aconteçam na nuvem e não no dispositivo.

Retirando a necessidade de instalar esses serviços no dispositivo, podemos deixar mais espaço localmente e ainda temos a vantagem de poder acessar o conteúdo de qualquer outro dispositivo (ir do celular para a smart tv, ou para o compudator, ou mesmo para um tablet, por exemplo).

Dado a nossa vida cada vez mais conectada e on demand, não é surpresa ver essa tecnologia como uma das grandes tecnologias com potencial de gerar disrupção na nossa sociedade até 2025, segundo o estudo da McKinsey&Company.

A seguir algumas citações contidas no relatório Tecnologias disruptivas: Os avanços que vão transformar a vida, os negócios e a economia global (Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy) da McKinsey&Company.

O relatório explora 12 tecnologias disruptivas que tem maior potencial de impactar a economia e a vida humana até o ano de 2025 e foi organizado por James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson e Alex Marrs.

Tecnologia em Nuvem

Citações selecionadas sobre tecnologia em Nuvem:

“Tecnologia em Nuvem” (MANYIKA et al., 2013, p. 61).

“O impacto econômico total da tecnologia da nuvem pode ser de US $ 1,7 trilhão a US $ 6,2 trilhões por ano a partir de 2025” (MANYIKA et al., 2013, p. 61).

“Esta é a tecnologia que torna possível para um consumidor começar a transmitir um filme em um PC, pausá-lo e, em seguida, retomá-lo de um tablet. Quando milhares de usuários requisitam repentinamente o mesmo conteúdo, os serviços de transmissão continuam a tocar o filme usando mais poder de processamento e, em seguida, liberam o excesso da capacidade de processamento quando a demanda volta a cair” (MANYIKA et al., 2013, p. 62).

“Uma das principais vantagens do modelo de nuvem é a elasticidade: os usuários podem expandir ou diminuir a capacidade conforme necessário” (MANYIKA et al., 2013, p. 62).

“Microsoft Office 365 e Google Apps oferecem conjuntos de aplicativos disponíveis na Internet (em vez de através de pacotes de software tradicionais que devem ser comprados e instalados)” (MANYIKA et al., 2013, p. 63).

Desafio proposto para trabalhar com o tema:

Como usar a Tecnologia em Nuvem para aumentar a eficiência dos hospitais públicos?

Referências
MANYIKA, James; et al. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/disruptive-technologies>. Acesso em 03 de jun. de 2017.

Imagem: Tweakyourbiz / Tecnologia Em Geral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here